Linha de Apoio808 200 199

Fórum EUROPACOLON

Tópico - Testemunho - Agostinho Luís Barreiros


Utilizador Agostinho Luís Barreiros, Citar


Olá a todos:


O prometido é devido; vou contar-vos uma pequena história que se passou comigo, já
lá vão quarenta e dois anos, mas que não esqueci. Lembro-me desses dias quando estou mais pessimista ou "mais em baixo".
Corria o ano de 1969, fequentava o Curso de Sargentos Milicianos no CISMI, em Tavira e na fase final de curso houve uma prova final - a célebre NOMADIZAÇÂO!
Consistiu em sermos largados durante a noite num qualquer lugar, receber diretrizes e caminhar três dias e noites de regresso ao Quartel, após passar obrigatóriamente em determinados locais em Equipas de dez elementos; é regra fundamental a equipa  chegar unida e ao mesmo tempo.
Fomos largados em Umbria, relativamente próximo de Tavira, durante a noite e toca a andar...até Cachopo, por montes e vales; depois apareceu Vaqueiros e Martim Longo;
lembro-me de ter dormido numa capoeira, mas só dei por isso na manhã seguinte...
Passámos depois por Giões, a seguir Pereiro e mais tarde Guerreiros do Rio; aí já levava os pés a sangrar, mas um banho no Guadiana foi retemperador de forças...
Não posso deixar de contar um pequeno/grande episódio, que jamais esqueci: Uma
jovem muito simpática,meiga e terna tratou  os meus pés, colocou pó de talco e ligaduras... um Adeus de gratidão e até um olhar de agradecimento, não faltaram...
Odeleite, Castro Marim foram outros pontos de passagem obrigatória até Conceição de Tavira; aí a Equipa começou a fraquejar e a ficar desunida...
Não sei porquê, lembrei-me de começar a cantar (não tenho geito nenhum) umas canções  que tinha aprendido nos tempos da Mocidade Portuguesa e consegui unir a Equipa em redor de mim e mais algumas, que entretanto se juntaram, fizeram coro e
entraram no Quartel de forma triunfal.
Um bom banho e uma feijoada esperava-nos e sabe Deus com que apetite devorador; no final, disse para os meus amigos: Estamos prontos para outra!!!


Quer isto dizer que o ser humano, tem capacidades inesgotáveis e o desânimo é a pior coisa que pode invadi-lo; há que lutar e fazer das fraquezas - força, vontade e coragem em seu próprio proveito ou transmitir aos outros, que reconhecidamente estão a desistir -  alento e encorajamento e persuasão para prosseguir, sem nada pedir em troca.  A recompensa é o bem-estar connosco próprios e  com a nossa consciência.
Desculpem ter-me alongado neste texto que só pretende encorajar os meus Companheiros de Jornada, seus Familiares ou Amigos.
                                                                       Um Abraço
                                                                                    A. Barreiros   Viseu 7/5/2011


07-05-2011, 15:44
Ainda não há respostas... Seja o primeiro
Responder a este tópico




Abril 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    
´
Europacolon nos media VER TODO O ARQUIVO





Visitantes

Flag Counter