Linha de Apoio808 200 199

Fórum EUROPACOLON

Tópico - Testemunho - Alberto Neves de Melo


Utilizador Alberto Neves de Melo, Citar


Exm.ª Senhora D. Anabela e Exm.ª Direcção da Europacolon Portugal,


Agradeço a informação complementar da Direcção da Europacolon.


Efectivamente, do último texto da Senhora Anabela, também inferi que algo parece não ter estado realmente bem com o procedimento clínico relativo à sua mãe.


Por isso, em busca de maior e melhor esclarecimento, sugeri que a Exm.ª Senhora D. Anabela equacionasse requerer o acesso a fotocópias simples de todo(s) o(s) processo(s) clínico(s), onde constam elementos escriturados pelos diversos médicos e enfermeiros que lhe prestaram cuidados de saúde, bem como os exames complementares de diagnóstico pedidos e realizado, com os respectivos resultados, procurando assim determinar e avaliar concretamente os factos significativos e a forma como os profissionais de saúde agiram ou actuaram (técnicas utilizadas e procedimentos médicos/científicos praticados).


Poderemos assim, caso a Exm.ª Senhora D. Anabela esteja disposta a partilhar a informação constante no(s) correspondente(s) processo(s) clínico(s), diligenciar melhor esclarecimento sobre os actos médicos efectivamente praticados, apurando com maior certeza o que foi verdadeiramente realizado à sua mãe (e se algo ficou por realizar), comprovando simultaneamente os responsáveis pela prestação dos serviços médicos (dando “rosto” a quem está “escondido”), podendo ponderar, com alguma certeza e segurança, uma acção de responsabilidade civil por actos médicos e/ou uma acção penal ou criminal por crime(s) contra a integridade física, caso se detectem factos indiciadores de conduta(s) pouco, menos ou nada diligente(s) (por acção ou omissão), isto é, erro(s) de conduta(s) negligente(s), designadamente caso se consiga demonstrar que (presumivelmente) não foram tomadas todas as medidas clínicas correctas e exigíveis ao caso, em função das circunstâncias, de molde a ter defendido melhor a integridade física e tratado melhor a doença, evitando o aparente dano, que supostamente conduziu à morte (precoce) da sua mãe.


Um Abraço.


Agradeço este seu relato, procurando esclarecer que efectivamente algo parece não ter estado bem como procedimento clínico prestado à sua mãe.


No seu caso já teria requerido o acesso a fotocópias simples de todo(s) o(s) seu(s) processo(s) clínico(s), onde constam elementos escritos pelos diversos médicos e enfermeiros, bem como os resultados de exames complementares de diagnóstico realizados. Poderá assim, com a ajuda dos seus familiares, tentar entender o que de mal parece efectivamente ter-se passado com a sua mãe.


Por outro lado não pense que só tenho relatos positivos do que tenho passado e observado nos hospitais. Não, não tenho só relatos positivos! Também já assisti a muitos procedimentos que considero negativos... nomeadamente com os doentes mais idosos


Gostava de poder ver esclarecido o que de mal efectivamente se passou com a sua mãe, o que só se me afigura possível com o acesso ao processo clínico da sua mãe e com a sua eventual vontade de o partilhar.


Um Abraço


20-06-2011, 04:45
Ainda não há respostas... Seja o primeiro
Responder a este tópico




Abril 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    
´
Europacolon nos media VER TODO O ARQUIVO





Visitantes

Flag Counter