Linha de Apoio808 200 199

Fórum EUROPACOLON

Tópico - Mensagem - Agostinho Luís Barreiros


Utilizador Agostinho Luís Barreiros, Citar


Olá  Amigos!


Após quase uma centena e meia de intervenções a falar de problemas relacionados com o cancro, ostomias e ileostomias, resolvi mudar de tema, ou seja decidi abordar outra doença que tem uma ceifado muitas vidas - o AVC.
O AVC ou Acidente Vascular Cerebral, pode ser Hemorrágico, se houver rutura de uma artéria e o consequente derrame de sangue internamente ou Isquémico se uma zona do cérebro deixar de ser irrigada por corrente sanguínea.
Sobre estas considerações não vou escrever mais, pois corro o risco de, sendo leigo na matéria, escrever algo incorreto e passo essa responsabilidade a quem queimou as pestanas em devido tempo.
Estou a escrever sobre o tema e claro que não é por acaso; estou a viver a situação de um familiar que foi vitima de um AVC Hemorrágico, no tronco cerebral e está internado desde o dia 19/10 no Hospital de S. Teutónio, em Viseu.
Sendo ele um trabalhador rural  incansável, labutando todos os dias para si próprio desde o nascer do Sol ao anoitecer, comendo o que produz nas suas terras e árvores, fazendo a dieta mediterrânica mais verdadeira, queimando as toxinas excedentárias agarrado ao cabo da enxada, sem necessidade de fazer marcha, e zás, foi surpreendido numa manhã destas!
Não critico quem recomenda, aconselha e receita caminhadas, de forma alguma, porque num regime sedentário como é o da maioria das pessoas nas cidades, é o ideal.
O que me leva a esrever este pequeno artigo é identificar o que ele eventualmente fez de menos bem; então é uma longa lista:
- Não controlou diabetes.
- Não controlou colesterol .
- Não controlou triglicéridos.
- Não atacou a bronquite.
- Não atacou a hipertensão.
- Não consultava o médico periódicamente.
Perante este "curriculum" exemplar a nível de trabalho, mas condenável a nível de saúde, deu no que deu e que  só de o  ver; inanimado no leito do Hospital, sem quase reagir a qualquer sinal exterior, dá que pensar...


Conclusão : Logo no dia em que o vi, fui "aviar" uma receita de medicamentos datada de uns tempos atrás e que a médica de família tinha insistido em que era urgente tomar.
Ás horas certas, este amigo, está a medir diabetes, a medir a tensão arterial e a tomar os medicamentos ao pequeno almoço, ao almoço, ao jantar e ao deitar; também comecei a reduzir drásticamente nos "pecadilhos diários" cometidos ao longo dos anos; isto é, estou em pleno período de reflexão e conversão!!!!


Aconselho os amigos a ler o testemunho do nosso amigo JOSÉ NEVES, que teve o bom senso de o escrever em primeiro lugar, nestes TESTEMUNHOS.
Esteve bem!!
As doenças andam de mão dada, sorrateiras e traiçoeiras, a fazer vitimas e cabe-nos contrariar esta escalada com atitudes atempadas:


Máxima atenção aos sinais anormais de rotina intestinal.
Rastreio quando houver sinais.
Consultas periódicas e análises.
Cumprir a medicação prescrita pelo Médico.


Por hoje é tudo. Continuo a insistir com os leitores dos Testemunhos: ESCREVAM !!!!!


Agostinho Barreiros       5/11/2010      Viseu


04-11-2011, 11:32
Ainda não há respostas... Seja o primeiro
Responder a este tópico




Maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
´
Europacolon nos media VER TODO O ARQUIVO





Visitantes

Flag Counter