Linha de Apoio808 200 199

Fórum EUROPACOLON

Tópico - Testemunho - mana


Utilizador mana, Citar


A 13 de Janeiro de 2009, o meu “mano” fez a colostomia que viria a mudar toda a sua vida. Sempre foi saudável, dador de sangue, adepto de desporto, federado em futebol, poucas noitadas fazia, bebia qb, não fumador… questionei imensas vezes a razão, e o porquê de tudo isto. Não foi descoberto atempadamente e as metástases existiam no fígado e nos brônqueos. Tudo isto aconteceu longe dos amigos, longe de nós irmãos, visto ser emigrante e residente na Suíça. A dificuldade em se expressar correctamente em alemão, não lhe permitiu acompanhamento psicológico de forma a encarar a sua rotina diária com maior lucidez e a tranquilidade que lhe era imposta pela doença.






A seguir á operação começaram os tratamentos de quimioterapia, os tratamentos com anti corpos, a febre que regressava sem lhe pedir licença, as análises de rotina que mostravam os marcadores com valores elevados, o mau estar inerente á medicação e as dores aos tratamentos que guardava para si, tentando sempre não demonstrar as suas fraquezas, tendo sempre o ar sereno, equilibrado que lhe era característico. Por vezes acreditava que era possível lutar e vencer… outras vezes nada optimista.


Muitas idas e vindas constantes para o hospital mas ainda assim raramente se queixava das dores.


O tumor infelizmente, era agressivo e parecia resistir a tudo e a todos. Em Março presente, teve consciência que a sua partida estava prestes a chegar, não partilhou com ninguém. Não quis qualquer tratamento especial da família ou dos amigos, nada de despedidas, preferindo estar no silêncio com os seus pensamentos, vivendo o seu dia a dia, sempre com a preocupação de não nos fazer sofrer até que por fim o fígado não aguentou mais, tendo partido a 15/04/2010.


Uma das ultimas coisas que me disse, mais propriamente 2 dias antes, foi:


- “Não te preocupes que eu estou bem, apenas constipado”, isto quando questionado ao telefone, pela dificuldade respiratória que se fazia ouvir. Nesse dia jogava o seu clube do coração, o SLB, que ainda assistiu, na companhia de alguns amigos, a mais uma vitória.






Um homem de 42 anos com muita coisa para partilhar, muita coisa para viver, assistir e ensinar, mas Deus assim quis.






Revolta? Muita! È difícil não ter, por todas as razões! Por não ter estado ao seu lado, pelos poucos recursos que teve, e por muito que o quisesse ajudar, por muito que pudesse escrever, todas as palavras existentes no vocabulário eram poucas...par obter o sorriso...aquele sorriso.






Mas considero este homem, corrijo, Homem, um grande Herói!








Reiteiro:






Por tudo o que o meu “mano” passou e pela pessoa que sempre foi, amigo, compreensivo, presente, trabalhador, activo…enfim...ele é hoje e será sempre o meu herói!










Deixo esta mensagem como um testemunho de Coragem e Esperança, existem muitas pessoas com a esta doença que têm a sorte e a oportunidade de poder sobreviver. Cada caso é um caso, e não se deve virar ás costas aos primeiros sintomas, nem ter medo do diagnóstico.


09-07-2010, 08:12
Utilizador Janete Costa, Curitiba Citar

Sinto muito por tudo.

Infelizmente a vida tem dessas coisas, e muito pouco podemos fazer.

Mas como diz o velho ditado: "se a vida te dá alguns limões, ao invés de se desesperar, faça um suco de limão com eles."

Espero que Deus conforte o seu coração e a sua alma.

Abraço.

23-09-2022, 19:46
Utilizador Garolds, Verona Citar

Dördüncü yerdÉ? Poisson paylanması vÉ? bunun futbol mÉ?rclÉ?rinÉ? necÉ? tÉ?tbiq olunduÄ?u haqqında Poisson Distribution: Futbol mÉ?rclÉ?rindÉ? hesabı proqnozlaÅ?dır adlı mÉ?qalÉ? var. Bu, çox populyardır, çünki o, Poisson düsturundan istifadÉ? etmÉ?zdÉ?n É?vvÉ?l, müdafiÉ? vÉ? hücum gücü dÉ?yÉ?rlÉ?rindÉ?n mostbet azerbaycan istifadÉ? edÉ?rÉ?k keçmiÅ? performans mÉ?lumatlarından müÉ?yyÉ?n matç nÉ?ticÉ?lÉ?rinin faiz Å?ansının hesablanması prosesini oxucuya tÉ?qdim edir. xal xÉ?tlÉ?ri.

04-04-2023, 08:14
Responder a este tópico




Abril 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    
´
Europacolon nos media VER TODO O ARQUIVO





Visitantes

Flag Counter