Linha de Apoio808 200 199

Fórum EUROPACOLON

Tópico - Testemunho - Agostinho Luís Barreiros


Utilizador Agostinho Luís Barreiros, Citar


Olá Amigos e Amigas:


Dirijo-me a todos os "autores destes Testemunhos" sem excepção, mas com especial incidência para os últimos enviados.
Em  10 de Julho  de 2007 fui entrevistado pelo Correio da Manhã, para o Caderno Saúde e em determinada altura foi-me perguntado pelo entrevistador o seguinte:


Acha que os doentes do foro oncológico devem ter apoio psicológico antes e depois dos tratamentos, operações, etc.?
Claro que sim, pois se o doente se encontra numa fase tão incerta da vida, tão cheio de dúvidas, com tantas perguntas a assaltar-lhe o pensamento, é mais que lógico que lhe seja prestado apoio psicológico, não só para o acalmar, para o tranquilizar, mas também para lhe dar respostas aos seus anseios e para o apoiar, pois é nesta fase que muitos familares falham, esquecendo-se que está ao lado uma pessoa que sofre não só por ela, mas pelos filhos que pode ou não ter de abandonar...
Hoje o "apoio psicológico" é palavra de ordem em cada noticiário, por vezes numa simples queda de bicicleta que origina uns simples arranhões...isto  é, usa-se e abusa-se em casos de menor importância, deixando situações bem mais graves para segundo plano.
Não quero dizer com isto que não deva haver apoio, pois até é forma de dar trabalho a tantos novos psicólogos que se têm formado nestes últimos tempos e há muita gente para ajudar, nos vários quadrantes sociais.
Voltando ao início da minha mensagem e aos meus "Companheiros de Jornada" aconselho-vos a requerer apoio nos diversos IPO do Porto, Coimbra ou Lisboa; nos Centros de Saúde há informação de telefones e contactos para esse efeito.
Por vezes, embora com a maior vontade do Mundo, podem-me faltar palavras para a minha simples tentativa de ajuda e também há momentos que me sinto em baixo ou seja quando também " caio no fosso da realidade...!!!
                                 Um Abraço
                                 Agostinho Barreiros    
                                 16/9/2010          Viseu
                                                                                                                                    


16-09-2010, 04:20
Ainda não há respostas... Seja o primeiro
Responder a este tópico




Maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
´
Europacolon nos media VER TODO O ARQUIVO





Visitantes

Flag Counter