Linha de Apoio808 200 199

Rastreios Gratuitos - Cancro do Intestino - Parceria Holon & Europacolon

2017-03-07

As Farmácias Holon e a Europacolon Portugal promovem, pelo 4º ano consecutivo, uma campanha de sensibilização para o cancro colorretal, uma doença que ainda é responsável pela morte de 11 portugueses todos os dias.

Durante os meses de março e abril, os rastreios de Pesquisa de Sangue Oculto nas Fezes (PSOF) estão disponíveis em 176 farmácias Holon, em todo o território nacional.


Consulte aqui a farmácia mais perto da sua zona de residência! (clique aqui para ver a lista)
 

“As fases iniciais do cancro do intestino, por norma, não causam dor. Mesmo sem qualquer sintoma, a partir dos 50 anos é obrigatório que façam o despiste, pois a progressão da doença é silenciosa. Se detetada a tempo, tem cura em 90% dos casos”,afirma Vítor Neves, presidente da Europacolon.

“Temos176 farmácias unidas pela prevenção, pois um diagnóstico atempado pode, literalmente, salvar a vida de uma pessoa.

O método de rastreio utilizado, pesquisa de sangue oculto nas fezes, permite identificar precocemente a presença de um tumor ou de pólipos no intestino e o encaminhamento imediato da pessoa para exames complementares de diagnóstico, ou seja, a realização de colonoscopia”, explica Mariana Rosa, farmacêutica das Farmácias Holon e coordenadora deste projeto ao nível nacional.

De acordo com o Programa Nacional para as Doenças Oncológicas da Direção Geral da Saúde, em Portugal, todos os anos, são diagnosticados mais de 7 mil novos casos.

“Esta parceria com as Farmácias Holon tem-nos permitido lutar contra esta doença e angariar fundos para ações de sensibilização e prevenção do cancro digestivo a nível nacional. Desde 2014, já conseguimos rastrear cerca de 3.431 pessoas, entre as quais 799 homens, e intervir junto de milhares”,relembra o presidente da Associação de Apoio ao Doente com Cancro Digestivo.

 

O rastreio ao cancro do intestino é dirigido à população em geral e tem em consideração os seguintes critérios de inclusão:

 

- Idade compreendida entre os 50 e os 74 anos;

- Não realizou PSOF no último ano ou colonoscopia nos últimos 5 anos;

- Sem sintomas relevantes;

- Sem ligações hereditárias de primeiro grau a doentes de canco colorretal;

- Sem história pessoal anterior de cancro;

- Sem diagnóstico prévio de pólipos colorretais ou doença inflamatórias do intestino (doença de Crohn ou colite ulcerosa)


A par do rastreio, a Europacolon Portugal promove ainda, nas Farmácias Holon, um peditório público, cujo objetivo é a angariação de fundos para o desenvolvimento da sua missão, nomeadamente ações de sensibilização enquadradas na prevenção e apoio aos pacientes e familiares de cancro digestivo.

Abril 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    
´
Europacolon nos media VER TODO O ARQUIVO





Visitantes

Flag Counter