Linha de Apoio808 200 199

Projecto do Grupo Sirmione “ Pôr os doentes em primeiro lugar”

2008-11-12

Vai realizar-se no próximo dia 28 de Novembro, pelas 11h no Auditório do IPATIMUP- Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto, sito à Rua Roberto Frias, no Porto, uma reunião do Projecto do Grupo Sirmione, subordinada ao tema” Pôr os doentes em primeiro lugar”.
A Europacolon Portugal foi convidada a participar no projecto, que prevemos de grande utilidade para a população em geral e para os pacientes do Cancro Colo - rectal em particular. O Ipatimup, na pessoa do seu Director Exmo. Sr. Professor Manuel Sobrinho Simões, solicitou-nos a divulgação do acontecimento e endereçou, através da Europacolon, o convite aos nossos Associados, aos órgãos Sociais e todos os simpatizantes desta causa.
Por esse facto, convidamos todos que puderem estar presentes, a participar nesta reunião. A recepção dos convidados e participantes será feita a partir das 10,30h no Átrio do Auditório do IPATIMUP com um café de boas vindas.

Anexamos a informação que foi divulgada na Imprensa.


Projecto do Grupo de Sirmione: “Pôr os doentes em primeiro lugar”

O IPATIMUP está envolvido num movimento internacional que pretende recolocar o doente no centro dos processos de diagnóstico e de tratamento da “sua” doença. Este movimento começou há um ano e culminou numa reunião realizada em Sirmione em Maio com a presença de patologistas norte-americanos e europeus. Os passos seguintes incluiram a aceitação, por parte de organizações internacionais de Patologia dos EUA/Canadá e da Europa, dos documentos que resumem a Missão e a Visão do “Sirmione Patient-Centric Pathology Group – Putting Patients First”, e um conjunto de diligências junto de outras organizações de patologistas nacionais e internacionais. Incluem também a definição de um “road-map” das estratégias a seguir nestes fora internacionais.

Graças à resposta positiva de várias Associações de Doentes e seus Familiares foi possível começar a discutir com os sujeitos-do-processo o que poderemos fazer em Portugal em relação aos três objectivos mais importantes do Projecto:
1. Ajudar os doentes a perceberem o que está escrito nos relatórios anatomo-patológicos produzidos a propósito das suas lesões, através de explicações dadas pelos patologistas que são quem faz os exames e escreve os relatórios.
2. Criar e manter um “Sítio” na Internet, multilingue, com informações precisas sobre os diferentes tipos de patologias e sobre o significado da linguagem anatomo-patológica utilizada nos respectivos relatórios. Começaremos pelos cancros mais frequentes e suas lesões precursoras, mas cobriremos depois outras neoplasias assim como doenças inflamatórias crónicas e doenças degenerativas – isto é, procuraremos estender este serviço a todas as doenças em que haja um relatório anatomo-patológico.
3. Elaborar um conjunto de documentos, a que chamaremos Respostas às Perguntas Mais Frequentes dos Doentes e seus Familiares, em que procuraremos explicar o significado prático e o significado clínico em termos de prognóstico, por exemplo, dos termos utilizados nos relatórios anatomo-patológicos.

Todas as informações e todos os documentos serão produzidos (e “autenticados”) por patologistas com experiência na área respectiva, depois de ouvidos os clínicos e depois de recebidas as opiniões dos representantes das Associações de Doentes. O “input” do lado dos doentes e seus familiares é fundamental não só para seleccionar as perguntas mais frequentes (os médicos são frequentemente enviesados pelo seu interesse profissional), como também para validar a adequação do conteúdo das respostas. É preciso que elementos não médicos julguem a clareza das definições e das explicações fornecidas pelos patologistas e, sempre que necessário, ajudem a melhorá-las.

Porto, 12 de Novembro de 2008

Manuel Sobrinho Simões
Director, IPATIMUP

Abril 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    
´
Europacolon nos media VER TODO O ARQUIVO





Visitantes

Flag Counter