Aprenda a relaxar
Sabia que...
A doença oncológica surge como uma ameaça à integridade física de qualquer indivíduo. Está, muitas vezes, relacionada com a incerteza, o medo do futuro e com a ameaça de separação dos familiares. Logo, a ansiedade é uma das primeiras alterações psicológicas a manifestarem-se no doente com cancro, sendo uma reação realista e natural.
A ansiedade afeta o indivíduo de diferentes maneiras. No nível fisiológico, a ansiedade compreende uma série de reações corporais, como a aceleração dos batimentos cardíacos, tensão muscular, náusea, boca seca, dores de cabeça ou sudorese. No nível comportamental, pode paralisar a capacidade da pessoa agir, de se expressar ou de lidar com situações quotidianas. No nível psicológico, a ansiedade é um estado subjetivo de apreensão e inquietude. Na sua forma mais extrema, pode causar uma sensação de distanciamento de si próprio e até mesmo o medo iminente de morrer.
As técnicas de relaxamento são fundamentais no alívio da tensão e preocupações. Ajudam a pessoa a estabelecer um maior contacto com a sua mente e corpo, a ganhar um maior controlo sobre o stresse e a ansiedade. Ajudando a pessoa a promover emoções e pensamentos mais positivos.
Consulte aqui os nossos panfletos sobre algumas Técnicas de Relaxamento:
Relaxamento Muscular Progressivo
Respiração Abdominal
Imaginação Guiada