Projecto pioneiro nos Açores:
rastreio à bactéria Helicobacter Pylori

Em março de 2024, foi lançado na ilha Terceira, Açores, um projeto pioneiro de rastreio à bactéria Helicobacter Pylori, com o objetivo de identificar e tratar precocemente esta infeção, um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de cancro gástrico.

O rastreio foi implementado através de um grupo de trabalho multidisciplinar, que contou com a participação da Europacolon Portugal, do Centro de Oncologia dos Açores Prof. Doutor José Conde (COA), do Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO Porto), do Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPO Coimbra), da Direção Regional da Saúde dos Açores, do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT) e da Ordem dos Farmacêuticos - Secção Regional dos Açores.

O programa foi implementado com o apoio das farmácias comunitárias, que desempenharam um papel fundamental na distribuição e recolha dos testes de rastreio junto da população.

O teste utilizado foi o teste de antigénio nas fezes, um método não invasivo e altamente eficaz para a deteção da infeção por H. pylori. Os participantes recolheram as amostras em casa e entregaram-nas nas farmácias aderentes.

A infeção por Helicobacter pylori é uma das principais causas de gastrite crónica, úlceras gástricas e duodenais, e é classificada como agente cancerígeno pela Organização Mundial da Saúde (OMS) devido à sua relação com o desenvolvimento de cancro gástrico. No entanto, muitos portadores da bactéria permanecem assintomáticos, o que torna o rastreio fundamental para a deteção e tratamento precoce.

Europacolon - Imagem 1

O projeto provou ser um modelo de sucesso na promoção do rastreamento junto de populações que normalmente não têm acesso a cuidados de saúde diferenciados, demonstrando a necessidade de expandir iniciativas deste género a nível nacional​.

Transforme vidas com o seu apoio

O seu donativo faz a diferença na luta contra o cancro do intestino, apoiando pacientes e promovendo a prevenção.

Faça um donativo

Newsletter

Quer conhecer as nossas atividades? Subscreva a Newsletter!