Linha de Apoio808 200 199

Fórum EUROPACOLON

Tópico - Testemunho - Carla Sobral


Utilizador Carla Sobral, Citar


Em Novembro faz 3 anos que a minha irmã foi operada (CCR) e está tudo bem. O meu pai já passaram 18 anos (CCR) e também está bem. O meu pai não é um caso raro e espero que a minha irmã também não. É pena que os nossos orgãos de comunicação não divulguem as boas notícias da mesma forma que o fazem com as más.
Em Abril de 2012 foi publicado um relatório do IPO do Porto (instituição que merece toda a credibilidade) sobre um estudo em doentes oncológicos assistidos no IPO-Porto entre 2005 e 2006 (com todo o tipo de tumores) que revela uma taxa de sobrevida aos 5 anos (data a partir da qual consideram que a possibidade de recidivas é bastante reduzida) de 74,6% para crianças com menos de 15 anos e 63% para jovens e adultos com mais de 15 anos. Estes resultados mostram que tem tratamento.
O estigma da doença está a permitir que sejam feitos cortes nos tratamentos. Estas últimas notícias de racionamento já estão a ser aplicadas à muito em alguns hospitais en que uma das medidas que receberam foi exactamente cortarem nos tratamentos oncológicos.
É fácil dizer  "... coitado morreu de cancro, também o que se podia fazer...". Pode-se fazer muita coisa !
Em primeiro lugar, e no caso do cancro colo-rectal, a colonoscopia deve fazer parte dos exames de rastreio do SNS. A detecção precoce permite poupar milhões ao Estado e, acima de tudo, milhares de vidas. A cirurgia adequada em tempo útil e os tratamentos correctos, sem restrições, completam o ciclo que permite o aumento da taxa de sobrevida.
O cancro é uma doença que pode ou não ser mortal, como muitas outras.
Não utilizem o cancro para diminuir a despesa pública. Sim, porque o corte nos tratamentos vai conduzir a um aumento do número de óbitos. É assim que pensam poupar ? Reduzindo a população ?
O cancro não escolhe idade, sexo, religião, classe social é uma doença de todos. Também pode ser de quem está a tomar estas medidas. Será que as aplicariam de igual forma se forem eles, ou os mais próximos, o doente oncológico ? Tenho a certeza que não !


Carla Sobral
02-10-2012




02-10-2012, 00:33
Ainda não há respostas... Seja o primeiro
Responder a este tópico




Abril 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    
´
Europacolon nos media VER TODO O ARQUIVO





Visitantes

Flag Counter