Linha de Apoio808 200 199

Tratamento do Cancro do Fígado

O FígadoO Cancro do FígadoAs Metástases no FígadoNúmeros do Cancro do FígadoSintomas Diagnóstico do Cancro do Fígado • Tratamento • Tratamento com micro-esferas de resina de ítrio-90 (SIR-Spheres - SIRTEX)
 

a) Em estadio inicial o objetivo é a cura e estes três métodos são os mais utilizados:

 

•  Remoção cirúrgica do tumor ou das metástases

•  Transplante do fígado (no caso tumor primário do fígado)

•  Ablação local (destruição pelo calor - técnica por punção guiada por TAC ou Ecografia)

 

b) Em estadio intermédio ou avançado, o objectivo pode ser meramente paliativo (reduzir o tumor e evitar a progressão do tumor no fígado) ou permitir que este se torne curável (fazer a redução tumoral e torná-lo operável ou transplantável. O tratamento essencial e mais usado é a quimioterapia. Esta é associada à radioterapia no caso do tumor do recto. Em casos seleccionados pode ser efectuada uma embolização (libertação de esferas microscópicas nos vasos sanguíneos do fígado, para ocluir a circulação de sangue para os tumores). A este tratamento adjuvante (que ajuda localmente os anteriores) e de acordo com as dimensões tumorais do tumor e do próprio fígado doente, podemos associar a radioterapia. Esta associação de técnicas designa-se então de radioembolização

A radioembolização consiste na introdução de radioterapia/braquiterapia nas artérias que vão para o tumor e destroem as células cancerígenas. Esta forma terapêutica é cada vez mais aplicada e com eficácia crescente.

Junho 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930 
´
Europacolon nos media VER TODO O ARQUIVO





Visitantes

Flag Counter