Linha de Apoio808 200 199

Tratamento

O Pâncreas O Cancro do PâncreasOs números da doençaSintomasFactores de RiscoDiagnóstico • Tratamento

 

Tratamento

O único tratamento curativo para o cancro do pâncreas é a cirurgia, que consiste na extracção do tumor e dos tecidos adjacentes presumidamente infiltrados. Por norma, procede-se à remoção completa do pâncreas (pancreatectomia), medida que se pode complementar com a radioterapia e a quimioterapia. Depois da operação, o paciente terá de tomar durante toda a vida preparados com enzimas digestivas e medicamentos hormonais que substituem as secreções do pâncreas.

No entanto, a cirurgia é apenas é possível numa percentagem reduzida dos casos, quando o tumor ainda se encontra nas primeiras fases, ou seja, em doentes que possuem um cancro localizado, sem metástases. Contudo, em cerca de 60% das pessoas com cancro do pâncreas o diagnóstico é feito numa fase tardia e que não podem ser sujeitos a cirurgia.

Recentemente foi aprovado pela Autoridade Europeia do Medicamento (EMA) um tratamento para o cancro do pâncreas metastático, a primeira terapêutica inovadora a ser aprovada em 7 anos para o cancro do pâncreas e que comprovou, em estudos clínicos, aumentar a sobrevida da doença.

Este aumento de sobrevida representa um passo importante no tratamento deste cancro cujo tempo médio de sobrevivência à doença em estado avançado é, em média, de apenas 3 a 6 meses.

O mecanismo de acção desta terapêutica é dirigido ao tumor no pâncreas, permitindo uma optimização da actuação do fármaco e melhorando o acesso do medicamento às células do tumor.

 

Agosto 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
´
Europacolon nos media VER TODO O ARQUIVO





Visitantes

Flag Counter