Linha de Apoio808 200 199

Informe-se! Esclareça as suas Dúvidas

Na Europacolon Portugal procuramos potenciar, junto da sociedade civil e das pessoas, o aumento da capacitação (empowerment) e da literacia na Saúde. Consideramos que cada cidadão deve ser activo no seu próprio processo individual de saúde.

Não é de todo aceitável que, cada um de nós, não esteja esclarecido de uma forma clara e completa sobre os tratamentos a que somos submetidos. A participação activa, interessada e personalizada de cada pessoa no seu processo terapêutico é um factor determinante na própria eficácia. Os profissionais de Saúde estão, cada vez mais, preparados e disponíveis para ouvir e esclarecer estas mesmas dúvidas, por isso este processo comunicativo não deve ser ignorado ou interrompido.

No caso específico do doente oncológico, este tem uma sensibilidade com a  experiência da terapêutica pessoal. Deve ser parte integrante e estar elucidado do seu processo terapêutico, e deve intervir perguntando aos profissionais tudo o que ao seu caso particular disser respeito. Por ex: as razões da mudança de tratamento ou da sua interrupção, o tempo razoável de espera da concretização dos diagnósticos complementares, os efeitos colaterais esperados com o tratamento, o prognóstico da sua doença, se existem alternativas mais eficazes, entre outros. Não se devem nunca esquecer que em caso de dúvida podem sempre recorrer à obtenção de uma segunda opinião clínica, gratuita dentro do SNS. Os pacientes devem assim ser o centro de todas as decisões.

Consulte abaixo as nossas dúvidas frequentes escolhendo uma das duas opções (texto | vídeo)


            

Outubro 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    
´
Europacolon nos media VER TODO O ARQUIVO





Visitantes

Flag Counter