Linha de Apoio808 200 199

Sintomas

O Pâncreas O Cancro do PâncreasOs números da doença • Sintomas • Factores de RiscoDiagnóstico Tratamento

 

Sintomas

O cancro do pâncreas não apresenta sintomas específicos, o que dificulta o diagnóstico precoce.

Os cancros que se desenvolvem no corpo e na cauda do pâncreas costumam ser assintomáticos até às fases de evolução mais avançadas e, normalmente, quando são descobertos, é tarde para aplicar um tratamento curativo. Por outro lado, os que se situam na cabeça do órgão têm, por vezes, manifestações características.

O tumor que atinge a cabeça do pâncreas pode provocar obstrução biliar e icterícia (pele e os olhos amarelados), facilitando o diagnóstico. Quando a doença está mais avançada, surge com frequência uma dor localizada nas costas, uma dor contínua e forte, que se mantém durante a noite e que se intensifica com o tempo.

Outro sintoma do tumor é o aumento do nível da glicose no sangue, causado pela deficiência na produção de insulina (hormona produzida no pâncreas).

Com o desenvolvimento do tumor, o paciente apresenta também perda de apetite, náuseas e vómitos, bem como problemas digestivos provocados pela falha da função pancreática. O que, consequentemente origina um emagrecimento progressivo com uma significativa perda de peso.

Verifica-se que, alguns dos sintomas mais frequentes do cancro do pâncreas, são vagos e pouco específicos, como a perda de apetite e de peso, a falta de força e, por vezes, a diarreia, sendo facilmente confundido com outras patologias, o que aumenta a dificuldade do diagnóstico por doentes ou mesmo profissionais de saúde não associarem de imediato o conjunto dos sintomas a este tipo de cancro.

Dezembro 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
´
Europacolon nos media VER TODO O ARQUIVO





Visitantes

Flag Counter