Linha de Apoio808 200 199

Fórum EUROPACOLON

Tópico - Testemunho - Floripes Fernandes


Utilizador Floripes Fernandes, Citar


Foi pouco tempo mas tive a honra de assistir um visinho meu, aqui em Viseu cidade. Nunca tinha tido contacto com este problema. Como gosto de fazer bem a quem precisa, ofereci-me para o ajudar, a esposa já é de idade avançada e também aconteceu num tempo em que ambos e depois eu ficamos com gripe.
   
   Eu ia com frequência visitar a esposa dele.
Ele normalmente não partilhava da nossa conversa, obediente aos conselhos médicos, ia d ar uma volta pela cidade a pé, depois voltava e sentava-se um pouco à conversa connosco. Fasia-me muitas perguntas, mas nunca falava dele e da sua doença era um sofredor silêncioso, como eu gosto de lhe chamar.
Uma dia sentiu-se mal, estava de carro, viu-me e chamou  para ir com ele à farmácia. Isto porque nunca queria incomodar ninguém. Assim nos fomos aproximando ele, dos meus recados, e eu, na atenção às necessidades enfermaristicas dele. No espaço de dois meses o meu vizinho piorou imenso. Nessa altura já não era ele quem me chamava mas era eu que sózinha ia ter com o medico pedir conselho de como o ajudar pois ele não queria dizer à familia, não queria que se incomodassem com ele. Foi então neste tempo que me ofereci para lhe fazer a hegiene pessoal, mudar e colocar "o saquinho". Foi ele o meu mestre porque eu nunca tinha ouvido falar desta doença. Não me foi nada dificil fazer este trabalho no todos os dias.
 Até que um cancro no sangue e uma infeção pulmonar o levaram desta terra. Sinto a sua ausência como se fosse uma pessoade familia.




Floripes Fernandes


23-01-2013, 17:58
Ainda não há respostas... Seja o primeiro
Responder a este tópico




Abril 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    
´
Europacolon nos media VER TODO O ARQUIVO





Visitantes

Flag Counter