Linha de Apoio808 200 199

Europacolon lança Portal dedicado a Cuidadores Informais: ‘Connect – Cuidar dos Cuidadores’

2023-05-23

A Europacolon Portugal lança o Portal ‘Connect – Cuidar dos Cuidadores’, para pessoas que cuidam de entes queridos com doenças oncológicas. A 1ª sessão de apoio realiza-se no dia 29 de maio, sob o tema “Como lidar com a minha incerteza no dia-a-dia?”.

 

Ser Cuidador é uma atividade importante, desafiante e emocionalmente desgastante. Em 2020, foi realizado um inquérito junto de 1.800 Cuidadores Informais em Portugal e avaliadas as suas necessidades sentidas e não resolvidas. 

 

Os resultados demonstraram o seguinte:

  • 90,5% dos Cuidadores Informais gostava de ter mais tempo para si próprio
  • 64,6% dos Cuidadores Informais considera que necessita de apoio social
  • 51,4% dos Cuidadores Informais presta apoio aos pais
  • 43,2% tem falta de preparação para o desempenho da sua atividade como Cuidador

 

Tendo por base estas dificuldades encontradas, urge capacitar os Cuidadores Informais! Neste sentido, a Europacolon Portugal lança um novo portal online para prestar aconselhamento e apoio a pessoas que cuidam de entes queridos com doenças oncológicas. 

“Ser doente oncológico afeta a capacidade de autocuidado, surgindo a dependência física e mental e a necessidade de Cuidadores formais ou informais.

Capacitar os Cuidadores Informais dos doentes oncológicos promove o aumento de conhecimento técnico, o bem estar psicológico e contribui para a melhoria da qualidade de vida de todos os intervenientes.

Com tanta informação disponível é, por vezes, difícil saber por onde começar. No Portal Connect reunimos uma lista de Recursos Úteis e Perguntas Frequentes, para que possa aceder facilmente a informação relevante, tudo num só local. Aqui os cuidadores encontram uma verdadeira comunidade, onde é possível conhecer pessoas que passam por uma experiência semelhante”, explana Vítor Neves, Presidente da Europacolon Portugal.

 

O impacto na vida do Cuidador reflete-se a vários níveis:

  • Sobrecarga emocional e física
  • Diminuição da qualidade de vida
  • Saúde mental
  • Aumento de horas de trabalho
  • Alterações no sono
  • Diminuição da capacidade económica e independência
  • Perda de autoestima e aumento da sensação de solidão
  • Redução de objetivos profissionais e pessoais

O Portal ‘Connect, Cuidar dos Cuidadores’, possibilita

- Formação calendarizada, com várias valências: Psicologia, Nutrição, Enfermagem, Oncologia Médica, Área social, Ostomias

- Informação especializada

- Recursos úteis 

- Possibilidade de fazer videochamada, o que permite que os Cuidadores se reúnam regularmente e conversem entre si, partilhando experiências, conselhos e boas práticas

 

1ª Sessão

29 Maio, às 16h00

 

A nossa vida é feita de incertezas. Tomei a decisão certa? Escolhi a altura mais indicada? Optei pelo melhor caminho? 

O contexto de ser cuidador informal é uma destas situações: a imprevisibilidade que o caracteriza conduz a sentimentos agravados de incerteza relativamente a diversas e diferentes dimensões da nossa vida.

A Sessão será facilitada pelo Dr. André Louro, Psicólogo Clínico, e terá a duração de 1h00, com 15 minutos para perguntas e respostas. Realiza-se através de videochamada, na Plataforma Zoom.

 

Faça a sua inscrição aqui:

https://cuidadores.europacolon.pt/como-lidar-com-a-minha-incerteza-no-dia-a-dia/

Abril 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    
´
Europacolon nos media VER TODO O ARQUIVO





Visitantes

Flag Counter